Por que contratar uma ambulância legalizada?

Sabe aquela frase: ”se você acha que custa caro um profissional, é por que não faz ideia de quanto custa um incompetente”, se enquadra perfeitamente para definir a contratação de um serviço de ambulância.

Quando um serviço de emergências médicas é acionado, estamos diante de uma situação que envolve problemas na saúde, bem estar e não raro, na vida de pessoas. O atendimento pré-hospitalar é o socorro rápido e eficiente no local da ocorrência. Um dos papéis importantes da equipe da ambulância é estabilizar rapidamente o paciente para preservar a vida desse.

Porém existem muitas ambulâncias clandestinas circulando pelas cidades. Trata-se de pessoas e empresas sem nenhum escrúpulo, sem compromisso com a vida, que não tem nenhuma licença de funcionamento.

Nessas ambulâncias clandestinas normalmente trabalham falsos profissionais, pessoas que se passam por médicos e enfermeiros e que muitas vezes não tem nenhuma formação na área da saúde; ou ainda profissionais que ainda estão em formação e não têm a experiência necessária para assumir grandes responsabilidades.

Essas empresas ao serem acionadas, colocam rapidamente o paciente dentro da viatura e “rezam” para o paciente chegar ainda com vida ao hospital.

Como o único objetivo dessas “empresas” é lucrar de forma ilegal, eles utilizam:

  • Oxigênio industrial que é bem mais barato que oxigênio medicinal, porém causa inúmeros danos à saúde do paciente.
  • Medicação vencida, ou frascos preenchidos com outra substância que não seja a medicação.
  • Sucata hospitalar; aparelhos que são refugo e muitas vezes nem funcionam, apenas para aparentar ter equipamento e ser ambulância de verdade.
  • Lençóis e insumos descartáveis reusados várias vezes, com vários pacientes.

Antes de contratar uma ambulância, verifique se a mesma é realmente o que parece e evite problemas com médicos falsos e empresas clandestinas, que são um grande risco à saúde pública.

Para não ter surpresas desagradáveis, não deixe de conferir se tudo está documentado e licenciado conforme manda a lei.

Em relação aos órgãos públicos, analise se a licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está em dia, bem como a licença concedida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Profissionais. Assim, há toda a segurança na contratação.

A Plus Santé segue todas as portarias e normativas vigentes pois contam com Responsável Técnico Médico, Farmacêutico e de Enfermagem; e Central de Regulação Médica própria, 24 horas por dia. Nossos serviços estão alinhados com as diretrizes da Portaria GM/MS n.2048/2002 que define a política de atenção as emergências em nosso país, com as Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) Nº. 1671/2003 e Nº. 1672/2003 que dão as diretrizes da atenção pré-hospitalar propriamente dito e do transporte de pacientes críticos e, Resolução SESA 358/2015 que dispõe sobre boas práticas para o funcionamento de serviços de atendimento móvel pré-hospitalar. Além de ser uma empresa regulamentada com alvará, vigilância sanitária da sede e todas as ambulâncias, certificado de regularidade junto ao COREN, CRF e CRM: trazendo segurança e respaldo legal ao contratante.